Devagar se vai longe

                       
                                                 Devagar se vai longe


D. Canô foi longe, eu também quero ir. Sigo Nilo Amaro pela cantiga afora: “ leva eu minha sodade... quando chego na ladeira tenho medo de cair”.
Nesta hora a gente quer ficar, a não ser que uma dor maior que a saudade nos faça desistir da vida. Se eu continuar viva até onde chegou a Dona Canô eu levarei muita saudade. Porque saudade é como erva daninha, brota todo dia no coração da gente.
A vida é muito bela, desprezá-la como coisa comum que pode acabar a qualquer momento não é sabedoria. Canô tinha respeito pela vida e soube cuidar da sua muito bem.
 Minha vida eu trago como pipa na linha, deixo-a flutuar entre nuvens, recolho-a se o tempo muda e percebo chuva, não a expondo sob-raios e trovoadas. Não sei se temos o controle da vida nas mãos, por isso não embarco na velocidade do tempo. Quero ir é devagar, devagarinho...
 Sei que o tempo é voraz,  consome dias, meses e anos com tanta rapidez que não nos damos conta e quando notamos estamos idosos.
A vida é uma locomotiva que passa por nós engatando vagões de saudade. Qualquer dia ela pode nos recolher.
Os amigos, alguns flutuantes e outros ficantes. Não este ficar ocasional dos tempos modernos, mas, aqueles que foram, são e serão nossos amigos, esses que ficam com os quais podemos cantar , “amigos para sempre...
Tenho amigos que estão comigo há várias primaveras, acompanharam e fizeram sombra no meu verão e hoje, no outono da vida quando preciso de uma bengala ou um muro para as lamentações,  lá estão eles esquecidos das suas dores para espalharem bálsamo  sobre as minhas.
Por tudo que a vida nos oferece ela deve ser vivida com dignidade até o fim. A família, bem perto acompanha o nosso ir, enquanto a saudade vai compondo nosso comboio. As crianças, que dormiram numa mesma cama com os pais, cresceram e se foram para outras camas. Outras contra a própria vontade se ausentaram dos pais, como no caso de Caetano Veloso que a perversa ditadura o manteve fora do país longe de Dona Canô,  por um bom tempo,
Tempo em que a Claudionor Viana Teles Velloso, nascida em Santo Amaro Da Purificação, a 16 de Setembro de 1907,  católica , procurou Mãe Menininha do Gantois,  pedindo proteção para o filho exilado.
Dona Canô,  mulher independente se projetaria em qualquer situação que a vida se lhe apresentasse, mas, quis  Oxalá , o  Orixá da paz, que ela fosse a mãe de Caetano Veloso, Maria Bethânia e outros seis filhos.,certamente  pediu proteção e que ele voltasse, e  ele voltou. Dona Canô pagou a conta com muito respeito, mas nunca deixou de ser católica.
  A vida é bela porque mesmo momentos assim se transformam em suave saudade. Todos nós temos nossos bons momentos, e com um pouco de sabedoria não deixamos os maus criarem raízes.
Chega um tempo em que a locomotiva não sai mais do abrigo, o carvão acabou .  D.Canõ puxou seus vagões até o último carvão.  As saudades que ela armazenou, ocupará o espaço deixado por essa sábia mulher.
Mas sem dúvida a partida deve ser o mais difícil momento das nossas vidas. É este o grande exemplo que a matriarca dos Veloso nos deixa. Seja a guardiã da tua família, assim terá o respeito de teus filhos até o fim.
Dona Canô a mulher que interferia na vida política, religiosa e cultural de Santo Amaro da Purificação, morreu no dia 25 de Dezembro de 2012, data escolhida para comemorar o aniversário do Menino Jesus.
Não sei como é o depois, mas talvez Dona Canô tenha ido cumprimentar o Menino!

Emília Goulart

Comentários

Eita, mas que coisa mais bela que eu estou vendo por aqui!
Satisfeita por saber que está retornando à sua página virtual. Isso é muito bom, Emília!

Agora presenteia-nos sempre com os seus textos, poemas, todos cheios de sabedoria e ensinamentos. Adoro os seus textos, e quero que saiba que você tem muitos leitores, admiradores, viu!
Bela e sensível homenagem à Dona Canô, mãe - na minha modesta opinião - do maior gênio que esse país produziu. Agradeço, Emilia, sua visita ao meu espaço. E deixo meus parabéns pelo seu. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

De moleque para moleque

SOU CAIPIRA SIM, SENHOR