Por linhas tortas

 


 

31-1-2022

Manhã chuvosa, o tempo está assim há uns três dias e a preguiça se cansou da cama, mas parece que não quer despertar. Na coberta velha, onde Deus escreveu minha história, me enrolo. Não sei que língua ele usou ou se é mesmo como dizem, Ele escrevia certo por linhas tortas. Nunca dei conta de interpretá-lo. Fui segundo minha vontade seguindo as setas, quando não aceitava as indicações apontadas virava a seta e seguia em sentido oposto.

No início de 1958 eu virei a seta mais importante da minha vida. Fechei o curso de contabilidade sem nenhuma outra ideia conclusiva a não ser a de seguir o rebanho que havia se debandado para um curso que abriria portas para diversas carreiras. Em casa minha mãe insistia: começou vai até o fim, você é nova depois faz outra coisa. Meu pai sempre o bonzinho e compreensivo: deixa a menina, ela não quer... e  pronto. Acho que ele tinha preguiça de discutir comigo meu ponto de vista. Deus lá de cima não se mostrou muito satisfeito.

 Eu escrevi sua história, tracei seu caminho agora vou ter de reescrever tudo, você pensa que tenho tempo para suas maluquices garota? Então está bem o outro caminho esta cheio de obstáculo se der conta,  no final eu vou te recompensar. Mas vai demorar pois pretendo de dar muitos anos de vida e no final teras a recompensa prometida. Ainda dá tempo de desistir e seguir o caminho anterior, você sabe virar a seta e corrigir a rota.

Logo adiante tem um grande obstáculo, é ali a sua chance de voltar atrás, depois não há volta.  De cara vislumbrei o grande obstáculo eu perderia três anos estudados, teria de voltar ao início, as matérias eram incompatíveis entre os cursos.  A diretora e o secretário dividiram opiniões. Um dizia que eu poderia fazer a transferência contanto que me submetesse a uns exames, na forma oral e escrita, entre eles Latim e música. Estudei muito para passar nestes exames. Em latim eu quase fui barrada não fosse a boa vontade do padre examinador que me perguntou qual a nota que você precisa, e me dispensou. Passei.

Deus disse você escolheu e de propósito embolou mais ainda as tais linhas tortas. No final daquele ano tirou meu esteio; a minha mãe.

Hoje eu abri os olhos pela manhã olhei ao meu redor e disse Senhor tenho setenta e oito anos,  falta muito para eu receber o prêmio que o Senhor prometeu? Lembra-se? Eu sei que faz muito tempo, porém não esqueci. No fim de darei um prêmio. Acho que tenho seguido o seu plano direitinho, afinal é com os erros que aprendemos.

 Hum! Lembra Senhor quando lá no passado o Senhor disse que eu fiz a escolha errada que esta era uma estrada cheia de obstáculos. Eu aceite a condição venci os obstáculos e ainda aguardo o prêmio por não ter aprendido a ler nestas suas linhas tortas.  Um grande silêncio se fez no meu quarto, era Deus me observando. Envergonhada me coloquei de pé.

Obrigada Senhor pelos prêmios colocados nos nossos caminhos. Colocamos diante do Senhor os nossos sonhos e Ele coloca diante de nós as Suas bênçãos.

Emília Goulart

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De moleque para moleque

SOU CAIPIRA SIM, SENHOR