Amigos e Gratidão

                                                   
                                                                        Amigos e Gratidão



Amigos palavra bonita cultivada por pessoas que se querem bem. Gratidão  a palavra que eterniza uma amizade.  O amigo capaz de despertar um sentimento de gratidão, jamais será esquecido. Tenho muitos amigos e lembranças boas, alegres, que vieram ao meu encontro quando pensei neste tema.
Mas todos nós sabemos reconhecer o verdadeiro amigo? Tenho a impressão que as pessoas esperam muito umas das outras e guardam pequenas mágoas e rancores com muita facilidade. Há amigos verdadeiros, e os eternos amigos. Tenho todos como amigos queridos, mas alguns estiveram tão presentes em momentos difíceis que se tornaram eternos. Não importa o tempo que passou, vou lembra-las com carinho. Ao olhar para traz ainda sinto a importância de algumas amizades na minha vida. Elas me mostraram que no mundo tem pessoas boas, que fazem a diferença.
Pessoas, a quem sou imensamente grata que me acudiram e
tornaram mais suaves o meu caminho.
Aos quinze anos perdi minha mãe, sem irmãos fui acolhida por minhas tias e a parentada toda. Um pouco da dor e muito da falta, se diluiu no conforto dos braços que me confortaram e nos carinhos das tias, mães emprestadas por meus primos e primas.
Logo depois conheci uma pessoa que veio de Jaú e nos tornamos amigas, foram inúmeros os momentos em que Sueli me protegeu, apontou perigos e os buracos nos quais eu estava me metendo. Meus maiores defeitos ela foi aparando. Minha incompreensão com meu pai foi um deles. Muitas vezes fui tola e ingrata dizendo que não se metesse em minha vida. Mas era para ela que eu corria com minhas decepções.
Livrou-me de cometer erros para os quais arrependimentos são tardios. Deus a levou muito cedo talvez eu não tenha merecido um anjo da guarda assim tão presente. Obrigada amiga por ter estado do meu lado durante os oito anos mais difíceis da minha vida. Aqueles anos quando a juventude nos aponta caminhos que nos parece fáceis.
Outros amigos que a gratidão não me deixa esquecer Dona Ruth e o Senhor Pedro dos Santos. Morávamos em uma das suas casas, tudo ia bem, até meu marido ficar desempregado, quatro filhos para alimentar, água e luz para pagar além dos aluguéis que se acumulavam.  O que eu recebia como revendedora de produtos de beleza não dava para todas as despesas. Nunca fui coagida ou ameaçada de ficar na rua com meus filhos por este casal.  Os amigos estão bem menos tolerantes. Ninguém tem tempo para te ouvir. O mundo virtual se ocupa das banalidades e diante de necessidades reais eles curtem.
Eu estive lá, onde a miséria bate na porta sem saber se amanhã ainda haverá uma porta. Lutei, venci e hoje ao ver pessoas desempregadas batendo em portas sem conseguir tratamento para suas dores. Os planos de saúde se recusando a atender seus associados e o sistema de saúde pública, falido. Sim, falido e não temos nenhuma assistência jurídica ou política preocupada com isso. Sabe-se que continuamos a pagar pelos crimes de colarinhos brancos.
Esses falsos hipócritas e enganadores que parece estar presos, mas as condições de prisioneiros não entram em suas selas. Suas famílias frequentam os mesmos lugares e colégios, afastados dos seus cargos não ficam sem receber.  Nós os imbecis os pagamos através dos impostos.
Quando retorno ao passado para comparações de um tempo, tenho minhas razões, não tínhamos salário desemprego nem décimo terceiro. Quando meu marido  voltou a trabalhar, peguei seu primeiro salário e fui pagar os aluguéis atrasados. E mais uma vez eu não saberia o que ia fazer para as crianças comerem no dia seguinte, pois eu vinha prometendo que pagaria o aluguel atrasado.  Descobri que a amizade deles por nos era bem maior. Eles separaram a metade e disseram que aos poucos eu iria pagando o resto. Há tempos eu não fazia uma compra para minha casa, ficamos muito felizes.
Como eu disse tenho muitos amigos especiais, mas a gratidão faz algumas amizades eternas. A humanidade precisa voltar a ser humana e menos irracional.



Emília Goulart

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De moleque para moleque

SOU CAIPIRA SIM, SENHOR