Após um longo período de incubação espero retomar este contato tão prazeroso com meus leitores .

Tenho andado afastada não por falta de textos ou de inspiração. Meus motivos são de ordem técnica. Sou do tempo do telegrama, das cartas enviadas pelo correio. A mídia digital é algo que me inibe. Portanto se depararem com textos longos no estilo de saudosas cartas, saibam que me proponho a fazer melhor estou sempre aprendendo. 

Nunca é tarde, engatinho como os bebês,  entre sinais e gráficos digitais me apoio em busca do entendimento que leve ao bom termo esta condição de blogueira com a certeza de que posso vencer esta barreira vou publicar mais um texto escrito por mim.

 Minha proposta é de constância, farei tudo para não decepcioná-los.

                         Meus Tios Valeram a Pena

Possuo uma riqueza que a nova geração com raras exceções irão possuir: tios. Eu os tive de mãos cheias. Cheias de amor, de carinho e cuidados. Hoje em minhas boas lembranças da infância eu os guardo e posso dizer com orgulho: Meus tios valeram a pena.

Minha mãe, a filha mais velha de doze irmãos, casou-se com meu pai que era o terceiro filho entre seis irmãos. Demorou sete anos para engravidar. Remédio para o caso, há setenta anos, eram orações, promessas e simpatias, que fizeram de mim a pessoa mais aguardada na família. Tenho boas razões para prestar esta  homenagem aos tios. Como a eternidade não é coisa deste mundo, alguns partiram. 

Meus netos ainda sabem o que é o prazer de ter tios, mas os bisnetos que virão não herdarão esta riqueza. As grandes famílias estão encolhendo. Nas pequenas casas um quarto era dividido entre dois, três ou mais irmãos, hoje  um quarto é pouco para um único herdeiro se espalhar.  Seguindo a lógica vejo com tristeza que novas gerações não terão a bela herança que recebi dos meus avós. Alguns fatos carimbaram a presença deles na minha vida. Depois de tanta espera, ficou determinado que eu fosse única. Felizmente cheguei até aqui sem necessitar nenhum transplante, pois não teria um irmão a quem recorrer. 

 Não me lembro é claro, mas meu tio Lourizo garantia que eu não o deixava ler jornais, enquanto convalescia de uma enfermidade, ficando em nossa casa. Eu devia ser muito chorona, e não deixava minha mãe fazer nada. Para colaborar ele me balançava em uma rede. Mas quando pensava que eu havia dormido e pegava o jornal para ler, a choradeira começava. Portanto fui eu de certo modo a responsável por seu analfabetismo funcional.

Minha tia Aparecida, fazia requeijão para eu comer de colher e ficava brava se as filhas dela comiam. Enfim com tantos mimos eu até que não sou tão má como possa parecer.

Minha tia Elpidia preparava toda manhã, meu café com açúcar de rapadura, e o tio Antônio ordenhava o leite direto para a minha caneca. Eu não gostava de ovos quentes. Como eu era miudinha eles achavam que eu devia tomar. Tio Antônio esquentava  o ovo e depois de esperar esfriar um pouquinho despejava na minha boca. não sei se o consumo de ovos na infância contribuiu para minha saúde, mas, meus exames de sangue dizem que sim. 

O tio Deoclides realizou meu desejo de ser madrinha, me deu o primeiro afilhado. Eu queria tanto ser comadre de verdade!  Foi feita a minha vontade aos doze anos.

Do meu tio José tenho uma lembrança bem triste. Eu o vi chorar. Sua grande paixão seria servir o exército. Sonhara com isto, mas naquele ano os moços que trabalhavam na lavoura foram dispensados. Na roça eram mais úteis a nação. Meu amor por meu tio era tão grande que perguntei se não poderia trabalhar no lugar dele para que ele pudesse  ir. Ver meu tio chorar foi o maior exemplo de patriotismo que eu tive na vida.

A tia Maria devo-lhe a mãe que sou. Morei com ela desde os meus treze anos. Com ela aprendi a dividir, coisa que filhos únicos não sabem. Esta tia embora tivesse muitos filhos os criou sozinha e nunca fez diferença entre nós. Se as batatas e os bifes precisavam ser repartidos, as partes eram iguais para todos. Há amores que não morrem, adormecem.  

Tio Chico, irmão mais novo do meu pai, por quanta lambança eu o fiz sofrer. Ele era berranteiro dos bons, sabia com seu berrante conduzir uma grande boiada. Quando chegava de uma viagem e ia se aproximando de casa, tocava o berrante e eu ia ao seu encontro. Um dia esqueceu-se que montava uma mula nova que estava domando, eu corri ao seu encontro e levei um coice. Alguém tem ideia do que é um coice de mula numa menina de sete anos? Quase morri! Voltei do desmaio com meu tio desesperado do meu lado gritando que ia matar a mula. Com este tio eu aprontei todas, até roubei-o. Vendo-me apanhar disse: Se soubesse que foi ela teria ficado quieto. Imaginem!

As tias, Manoelina e Geny, duas fofas, continuam sendo meus anjos da guarda ainda hoje. Que continuem assim por muitos anos.

Com o tio Ivo, pouco mais velho que eu, vivi uma longa história de cumplicidade. Um dia escreverei sobre nossa grande amizade e aventuras. Precisa um espaço só para ele.

Se gostaram de um OK

Amanhã tem mais. 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De moleque para moleque

SOU CAIPIRA SIM, SENHOR